Importante deixar claro que existem várias técnicas usadas para vencer e que talvez a que será aqui explicada não seja a mais eficaz em termos estatísticos, pois quando se trata de mentalismo e PNL sempre há uma margem de falhas.
MÉTODO
Consiste em fazer sinais “subliminares” com uma mão enquanto a outra está se preparando para o jogo. Antes de começar o jogo, dirija-se a alguém e diga algo do tipo: – esta“Vamos jogar pedra, papel e tesoura. Irei contar 1, 2 e 3 (a cada número que você falar bata com o punho sobre a outra mão, sutilmente indicando o gesto que você quer que o seu oponente escolha) e então você indicará sua escolha”.
O próximo passo é, após ter jogado a primeira rodada, deixar a mão repousada por um ou dois segundos depois que o oponente tenha retirado a dele. Isso o induzirá a escolher a sua última jogada.
Parece simples? Nem tanto. Este método foi criado pressupondo que a pessoa já esteja inconscientemente disposta à aceitar uma sugestão do mentalista, e, para isso ocorrer precisa que exista um contexto (cenário, clima e rapport) ideal. Neste caso específico, estabelecer tais combinações não é nada de outro mundo, mas é primordial para o sucesso do truque.
Dicas para criar um contexto ideal
O local não pode ser muito dispersivo – por melhor que seja o mentalista, ele não conseguirá prender a mente do espectador por muito tempo se no mesmo local existir uma variedade grande de assuntos ou atividades. É preferível que o foco do ambiente esteja voltado para o mentalista.
O local não pode ser barulhento – locais onde exista uma grande poluição sonora podem desviar o foco do espectador. O som tem uma particularidade: ele afeta o ouvinte mesmo contra a sua vontade. Podemos fechar os olhos ou desviar o olhar para não vermos uma cena desagradável, podemos tapar as narinas para bloquearmos algum odor que causa desconforto, podemos proteger a pele das sensações desagradáveis do clima, mas, mesmo que tapemos os ouvidos o som consegue continuar afetando nosso sistema nervoso.
Estabelecer uma conexão emocional com o ouvinte – a isso chamamos rapport. Trata-se de uma certa cumplicidade entre duas pessoas, o que de certo modo faz uma delas se tornar mais aberta à deixar-se ser guiada pela outra. O assunto é muito grande para ser abordado neste post, mas o princípio básico é que para estabelecer tal ligação basta fazer com que a pessoa fique confortável ao estar com você.
Usar palavras de sugestão – Palavras de sugestão são palavras que facilitam ao falante ultrapassar as barreiras da resistência psicológica do ouvinte. Alguns exemplos dessas palavras: “você pode”, “imagine”, veja, “sinta”, “ouça”, “eu lhe mostrarei”.
Técnica Bônus baseada em um estudo científico:
De acordo com cientistas, pode realmente haver uma estratégia vencedora para o melhor jogo que só utiliza as mãos.
Uma equipe de pesquisadores chineses reuniu 360 alunos, dividiu-os em grupos de seis, e os fez jogar 300 rodadas de joquempô em pareamentos aleatórios. Para garantir que os jogadores nunca perdessem o incentivo (algo compreensível após a 30ª rodada, e mais ainda na 300ª), os vencedores de cada rodada recebiam um pouco de dinheiro como recompensa.
Então o que você precisa saber para ganhar? Depois de observar as muitas e muitas rodadas, os cientistas descobriram que “se um jogador ganha em um jogo, sua probabilidade de repetir a mesma ação no próximo jogo é consideravelmente maior”. Ou seja, se o jogador A ganhou com “papel”, ele provavelmente jogará “papel” de novo na próxima rodada.
Por outro lado, se um jogador perde duas ou mais vezes na sequência, ele joga o sinal que teria vencido o oponente na rodada anterior. Funciona assim: o jogador A vem ganhando as rodadas, acaba de jogar “tesoura” e ganha de novo. Na próxima rodada, o jogador B provavelmente jogará “pedra”, que venceria na rodada anterior.
Toda essa estratégia se chama “ganha-continua, perde-muda”, mas ela pode ser um pouco difícil de entender. Felizmente, para ganhar dessa estratégia, basta seguir um guia mnemônico simples:
- Na rodada anterior, você jogou pedra. Pedra ganha de tesoura. Então jogue tesoura na próxima rodada;
- Na rodada anterior, você jogou papel. Papel ganha de pedra. Então jogue pedra na próxima rodada;
- Na rodada anterior, você jogou tesoura. Tesoura ganha de papel. Então jogue papel na próxima rodada.
Não importa se você ganhou ou perdeu na rodada anterior: basta seguir essa dica. Mas e se seu adversário conhece este estudo? Aí as coisas mudam, como você pode ver no guia abaixo. Para nossos propósitos, vamos chamar seu adversário de Pedro:
Se você ganhou a última rodada…
… jogando pedra, jogue tesoura na rodada seguinte.
… jogando papel, jogue pedra na rodada seguinte.
… jogando tesoura, jogue papel na rodada seguinte.Se você perdeu a última partida (e o Juvenal não conhece este estudo)…
… jogando pedra, jogue tesoura na rodada seguinte.
… jogando papel, jogue pedra na rodada seguinte.
… jogando tesoura, jogue papel na rodada seguinte.Se você perdeu a última partida (e o Juvenal conhece este estudo)…
… jogando pedra, jogue papel na rodada seguinte.
… jogando papel, jogue tesoura na rodada seguinte.
… jogando tesoura, jogue pedra na rodada seguinte.Claro, tudo isso só funciona se você fizer um “melhor de três”, então sempre sugira jogar mais de uma vez – não deixe que a sorte defina o resultado final!
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