7 dicas infalíveis para construir Rapport

Em qualquer interação, a capacidade de construir e manter relacionamentos sólidos com as pessoas é um ingrediente importante para o sucesso.
Para muitos de nós, o passo inicial de se conectar com alguém pela primeira vez e estabelecer um nível de rapport que leva a uma conexão que valha a pena, não é apenas um pouco estranho, é francamente assustador.
A boa notícia é que não precisa ser assim. Aqui estão 8 maneiras fáceis de dominar para construir um ótimo relacionamento para estabelecer rapidamente aquele senso de confiança que permite o progresso dos relacionamentos de negócios.

     

      1. Aperto de mão

    Pesquisas afirmam que o aperto de mão equivale a 3h de conversa, isso porque o poder do toque é muito forte e facilita a sua conexão. Sempre que possível inicie uma conversa com um aperto de mão. Qual o aperto de mão ideal? O aperto de mão na vertical significa igualdade, entendimento e respeito.

    Já o aperto de mão efetuado com a palma virada para baixo significa que a pessoa está se sentindo confiante, sentindo se sob o controle da situação. Se a palma estiver virada para cima, a pessoa pode estar demonstrando falta de confiança, submissão ou insegurança. O aperto de mão ideal é o vertical: primeiro, assegure-se que ambas mãos estão em linha reta; segundo, aplique a mesma pressão que você recebe, nem mais forte nem mais fraco. O aperto de mão é utilizado para dizer olá, adeus ou selar um acordo, é, portanto, um ato de comunicação positiva.

    2. Aprenda e use nomes

    Existem algumas maneiras importantes de usar o nome de alguém para impactar a conversa que você mantém com as pessoas.

    Em primeiro lugar, usar o nome deles instantaneamente torna a conversa mais pessoal. Isso ajuda a criar um sentimento de confiança entre vocês, porque usar o nome deles os faz sentir que são conhecidos por vocês.

    Em segundo lugar, o fato de que você se preocupou em ouvir e lembrar o nome deles demonstra seu cuidado e nível de interesse por eles e, mais uma vez, mostra que você é alguém em quem provavelmente podemos confiar. 

    Então, como você se lembra de nomes? Existem muitas técnicas diferentes e todas começam com a intenção certa. Se você realmente busca descobrir e usar nomes de pessoas, fazer isso se tornará uma prioridade para você e rapidamente se tornará um hábito.

    Minha técnica recomendada é dizer seu nome, perguntar o nome deles e depois repetir 3 vezes. É assim que pode soar em uma conversa. 

    Aproxime-se com um sorriso, dê um aperto de mão e, ao fazer isso, diga algo como: “Oi, meu nome é JB. E o seu é?” Vamos fingir que a outra pessoa me diz que seu nome é John. Eu continuaria com: “John? Olá John. Prazer em conhecê-lo. Como posso ajudá-lo hoje, John?” Agora, quando você vê escrito assim pode parecer estranho, mas quando você diz casualmente e de uma maneira amigável e acolhedora, na verdade soa bastante natural e certamente mostrará que você está sintonizado com eles.

    Lembre-se de que isso só funcionará se você tiver a firme intenção de obter e lembrar o nome deles. Do contrário, mesmo que você possa ficar muito bom em repetir nomes 3 vezes, se isso se tornar um processo automático sem o nível de intenção exigido, você provavelmente se pegará pensando sobre o que está planejando dizer a seguir e não prestando atenção a o nome deles.     

    Eu recomendo fortemente o uso de um crachá. Isso torna mais fácil para a outra pessoa usar seu nome sem ter que se lembrar dele, o que, por sua vez, torna a conversa ainda mais parecida com a de um amigo. Se você começar a usar o nome deles, mas eles não conseguirem lembrar o seu, isso pode fazer com que fiquem um pouco envergonhados ou constrangidos.

    3. Mostre suas mãos

    As mãos são indicadores de confiança, então mantenha elas visíveis o máximo possível. Inconscientemente nosso cérebro olha primeiro para as mãos das outras pessoas – este é um comportamento que apresentado desde o tempo das cavernas, quando queríamos saber se a outra pessoa estava carregando uma arma ou não. Por isso, se suas mãos não estiverem visíveis, vai ser muito difícil que o seu cliente confie desde já em você. Logo, mostre o máximo possível das suas mãos, evitando deixa-las em baixo da mesa ou dentro do bolso. Evite, também, ficar de braços cruzados ou sentado sobre as mãos. Continue mostrando a sua mão sempre.

    4. Mantenha contato visual e continue sorrindo

    O contato visual é a maneira mais eficaz de demonstrar que você está prestando atenção e ouvindo. Também é geralmente aceito como uma demonstração de sinceridade. Se alguém está continuamente desviando o olhar, isso não apenas mostra um baixo nível de interesse na conversa, mas também pode parecer que a pessoa não está confiante no que está dizendo ou tem algo a esconder e não pode “encará-lo” caso você veja através de sua charada. 

    O contato visual contínuo mostra convicção e honestidade. Apenas certifique-se de não transformá-lo em uma competição inicial. Preste atenção ao nível de contato visual que você está obtendo da outra pessoa. Se eles parecerem desconfortáveis com o contato visual constante, pode valer a pena seguir o exemplo deles e alternar o foco entre eles e o que quer que você esteja falando. Um documento, um produto em sua loja, um cardápio ou o que for relevante para o momento também é um grande ponto de foco e ainda demonstrará que você está engajado na conversa.

    Lembre-se de manter o sorriso durante a conversa, pois a maioria das pessoas será sensível a uma mudança na expressão facial e pode interpretar isso como um sinal de que seu nível de entusiasmo também mudou.  

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    5. Toque no cotovelo

     que se pode utilizá-lo. O toque no cotovelo é um gesto muito poderoso. O cotovelo é uma área neutra, não é uma parte muito intima. O toque é utilizado para criar rapport, confiança, proximidade e, também, pode liberar ocitocina, o hormônio do amor. Por isso o toque é bastante poderoso. Uma experiência feita por cientistas comprovou que 68% das pessoas que foram tocadas no cotovelo por um desconhecido foram mais honestas com o interlocutor.

    Importante! Muitas vezes esquecemos de nos auto analisar. Para você que está começando ou já estuda sobre linguagem corporal, recomendo que, antes de partir para a análise do outro, comece a observar a sua própria linguagem corporal. Peço que tenha bastante cuidado com as análises e os julgamentos. Procure perceber o contexto e sempre se questione se os comportamentos corporais estão realmente conectados com a situação.

    6. Linguagem corporal forte e positiva

    Além da importância do sorriso, as expressões faciais e a linguagem corporal influenciarão muito a percepção da pessoa sobre o quanto você está envolvido e interessado no que ela tem a dizer.

    Certifique-se de enfrentar as pessoas o tempo todo quando estiver falando com elas. Você não quer parecer que está tentando fugir rapidamente.

    Manter uma boa postura é uma demonstração de confiança em você mesmo e em sua mensagem. 

    Gestos simples como acenar com a cabeça e expressões faciais mostram que você os entendeu, está de acordo com eles e demonstra empatia e conexão emocional. 

    As pessoas geralmente se abrem e compartilham mais quando percebem que você está envolvido e interessado no que elas têm a dizer. Isso pode revelar informações que mais tarde podem ser valiosas para você em seus esforços para atender às necessidades deles.  

    7. Mostre interesse neles como pessoa

    Muitas vezes é sugerido que as pessoas preferem fazer negócios com pessoas que conhecem, gostam e em quem confiam. Portanto, minha prática é “Sempre colocar as pessoas antes dos negócios”. Fazer isso levará você de maneira confiável a se tornar alguém com quem eles querem fazer negócios. 

    Parecer muito ansioso para chegar ao negócio muitas vezes deixa os clientes e clientes sentindo que você está mais interessado no dinheiro deles do que neles. 

    É uma prática excelente reservar um tempo para conhecer as pessoas em um nível mais pessoal, abrindo-os com tópicos não comerciais. Estas são coisas do dia a dia, como clima, feriados especiais, viagens, atualidades ou até eventos esportivos.

    Sua curiosidade nessas outras áreas não apenas demonstrará novamente que você está interessado nelas para mais do que apenas uma transação pendente, mas também pode revelar interesses comuns ou questões de estilo de vida que ajudarão a consolidar o negócio que você espera conduzir.

    Um cuidado aqui, porém, é respeitar todos os limites. Para alguns, pode ser a privacidade, para outros pode ser a hora.

    Portanto, sempre tenha cuidado, leia as reações das pessoas e esteja atento aos sinais de querer que a conversa siga em uma direção diferente ou em um ritmo diferente. 

    A vantagem competitiva mais forte que você pode estabelecer é ter relacionamentos de confiança com as pessoas em seu mercado de atuação. No entanto, essa confiança deve ser conquistada, de modo que a capacidade de sua equipe de estabelecer e cultivar relacionamentos com os clientes é agora mais essencial do que nunca. 

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